Recomende-nos no Google

sábado, 30 de maio de 2015

Eu fui: curso de gestante gratuito da maternidade Amparo Maternal

Esse mês meu bebê, Anthony, finalmente chega. A data prevista do parto é dia 26 de junho. Mas ele deve chegar antes. Sabe como é: pressentimento de mãe.



Preocupados com a data do parto, precisávamos decidir a melhor maternidade para receber nosso bebê. Uma das indicações recebidas por conhecidos foi o Amparo Maternal, no bairro da Santa Cruz (Rua Loefgreen, 1901), em São Paulo. É considerada uma maternidade modelo e oferece o parto humanizado, que está cada vez mais em alta.

Nessa maternidade, eles oferecem hora para visitação e um curso para gestante gratuito. Fizemos a visitação quando eu estava de quase 7 meses e decidimos deixar aproximar mais os nove meses, para não esquecermos de nada do que fosse falado e pudéssemos tirar todas as dúvidas que os pais de primeira viagem - ou não - têm sobre a maternidade/paternidade. O curso para gestantes foi dividido em três partes: o parto, a amamentação e os cuidados com o bebê.

SOBRE O PARTO
A primeira palestra foi realizada por uma enfermeira obstetra. Com ela conseguimos esclarecer boa parte das dúvidas, como por exemplo, o que é e como identificar as contrações, o que fazer com o rompimento da bolsa, sangramento e para algumas mães, especialmente sobre os procedimentos naturais do parto, como aplicação e uso de fármacos para auxiliar no processo.

Além disso ela também falou sobre os procedimentos de episiotomia, coisa que assusta a todas nós que queremos ter parto natural/normal. Ela disse que eles não fazem. O que acontece é a sutura dos pontos

Ela deixou claro que todos os procedimentos são informados às mães. Alguns questionaram os depoimentos negativos que todos nós já encontramos na internet e disse que isso acontece porque, devido à intensa dor, algumas autorizam alguns procedimentos e depois esquecem. Isso já ocasionou muitos problemas para a maternidade. Eu, particularmente, acredito na enfermeira. Depois de ler alguns depoimentos sobre o parto sem anestesia, muitas disseram perder a noção do que faziam. Enfim, eu vou conhecer de fato o processo como é em alguns dias e poderei contar com mais propriedade.

A AMAMENTAÇÃO
Essa palestra/curso foi dado por uma doula, que também oferece consultoria de amamentação. Foi a mesma que nos levou para conhecer a maternidade na visitação.

Com duas bonecas ela explicou o quão conectado é o bebê à mãe. É realmente impressionante quando nos deparamos com provas científicas desse ato. Ela desmitificou o "leite fraco", a posição usada para amamentação adotada culturalmente e os problemas disso para a criança (acreditem se quiser: a melhor posição é acomodar a criança verticalmente e não horizontalmente), a importância da amamentação nos primeiros meses de vida, massagens para estímulo do leite, e os perigos do uso de chupetas e mamadeiras, que, segundo a especialista, representa nada mais que a influência da indústria e do comércio para que usemos coisas que compõem o rol de primeiros vícios dos nossos filhos.

CUIDADOS COM O BEBÊ
A última palestrante foi uma enfermeira. Ela abordou temas como a limpeza do umbigo, limpeza correta do rosto e genitais, banho, processos de cuidados e primeiros socorros.

Ela nos mostrou facilidades e cuidados primordiais para com o bebê. Alertou para os perigos da gripe e a importância da vacinação. E o motivo de ensinarem tudo isso para nós: depois que o nenê nascer, ele ficará em ALOJAMENTO CONJUNTO, ou seja, ficará no quarto junto a mãe.

Mas admito que o momento que mais me chocou foi quando começamos a falar sobre posição para dormir, que nos levou automaticamente ao tema de primeiros socorros. Crianças engasgam, isso é fato. Confesso que o que ela ensinou sobre as medidas que devemos tomar com nossos filhos me deixou mais forte e mais consciente de que preciso ter calma se isso acontecer. Acho que para todas as gestantes e pais presentes, esse foi um momento de grande preocupação e, principalmente, esclarecimento.

Com o fim da palestra, todas receberam um certificado de participação.

O CURSO DE GESTANTE GRATUITO
O curso é oferecido uma vez por mês e não precisa de inscrição. Basta chegar no horário, ou seja, até meia hora antes do início do curso, que acontece das 14h às 18h. Eles oferecem um lanche maravilhoso para as (os) participantes.

Para saber mais acesse o site da maternidade: www.amparomaternal.org ou ligue (11) 5089.8277.

Vale muito a pena, inclusive para os papais que estão assustados com a nova realidade que está por vir...



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sem moderação.