Recomende-nos no Google

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O corpo pós parto e a crueldade do mundo perfeito

Com o passar do tempo estou percebendo o quanto as pessoas são cruéis - ou apenas idiotas.

Percebi que, após um mês de ter dado à luz a um menino grande, as pessoas esperavam que meu corpo estivesse como antes: como se eu não tivesse engravidado. E isso é um senso comum, praticamente.

A lei da maternidade (o nome inventei agora, mas a doutrina já existe há algum tempo) diz que qualquer mulher que tenha um filho deve voltar a ter o mesmo corpo de antes - ou melhor - em até uma semana. MENTIRA. Bullshit.

A sociedade diz que temos que ser todas modelos, blogueiras fitness ou simplesmente perfeitas. 

Fui convidada por uma amiga a ser uma das damas do seu casamento. Fazia um mês que eu tinha passado por uma cesariana. Ainda estava inchada, cheia de gases circulando pelo organismo, me acostumando a produzir leite, lidando com as estrias na barriga e aprendendo tudo sobre um bebê. Eu ainda não tinha sido liberada a praticar exercícios físicos, embora mal tivesse tempo de escovar os dentes. O exercício físico que vim praticando durante toda a licença maternidade era ligado ao trabalho doméstico. E vou te dizer, menina: fazer tarefas domésticas tendo que cuidar de um recém-nascido é algo bastante intenso.

Claro que a pessoa quem fez o comentário não sabia da missa um terço. A verdade é que foi dito, com essas palavras: "Nossa, eu vi a foto. Você estava gigante!"

Bom, por onde começar?

A ciência diz que:
- O volume sanguineo aumenta até 50% durante a gravidez;
- Você ganha um novo órgão: a placenta é o único órgão temporário no corpo humano;
- Seus ossos ficam mais soltos;
- O útero cresce 20 vezes seu tamanho original e aumenta em 1000 vezes sua capacidade inicial;
- As mamas se modificam para produção de leite;
- Por causa do aumento do útero o pulmão perde espaço para se expandir, o que deixa a respiração mais rápida e curta;
- Os órgãos se reorganizam;
- Com o aumento da barriga, seu centro de gravidade fica confuso.

Entre uma série mais de outras coisas...

Claro que não são justificativas plausíveis para você ter o corpo de grávida a vida inteira. É justo, de acordo com minha ginecologista, que, se meu corpo demorou 9 meses ( ou no meu caso, 40 semanas e 4 dias) para se modificar, demore os 9 meses a um ano para voltar à sua total normalidade, isso inclui hormonal também.

Cada mulher tem um metabolismo, um corpo, uma forma de se recuperar.

Então, darlings, a lição do dia é: Cuide-se e espere. Você tem seu tempo!

Dá desespero? DEMAIS!

Mas tive meu bebê há 4 meses, já perdi os 15kg que ganhei com a gestação e perdi mais 3kg. E mesmo assim, minha barriga ainda tem uma forma estranha que me chateia muito quando me olho nua no espelho. Tem flacidez? TEM, SIM SENHOR! Tem estrias? TEM, SIM SENHOR! Mas o que posso fazer, senão esperar, cuidando da minha alimentação (até mesmo por conta da produção de leite), da mente, corpo e espírito?

Então esperarei cuidando do que posso e consigo cuidar. Sem pressa. Ao meu tempo. Afinal, tenho muito mais com o que me preocupar do que pessoas que esperam que eu tenha o corpo da Bella Falconi pra ontem. 

BEIJOS!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sem moderação.