Recomende-nos no Google

quarta-feira, 17 de junho de 2009

STF derruba exigência do diploma para o exercício do Jornalismo

Em julgamento histórico realizado hoje (17), pelo Supremo Tribunal Federal, foi posto fim a 40 anos de tradição dos jornalistas e da sociedade: não é mais obrigatória a exigência de diploma para exercício da profissão.

Particularmente, concordo que seja um retrocesso. Admito também que não sou contra que pessoas de outras profissões colaborarem com suas produções jornalísticas. As vezes são até mais talentosas do que aqueles que tem a formação. Mas eu apoio o movimento para a qualificação em jornalismo e as devidas atualizações na Constituição, que se faz mais que necessária.

Prefiro pensar que: se não precisa ter diploma para ser jornalista, fazer com que a informação seja ética e cética, é justo que nenhuma outra também precise. Posso eu exercer a profissão de advogada, sem cursar Direito? Posso eu fazer uma cirurgia, sem cursar Medicina? Então porque posso eu exercer Jornalismo, sem o curso de comunicação?

Sugiro que isso seja refletido com mais cuidado. O diploma se faz SIM necessário. E quem quiser colaborar, que continue. É ótimo para todos. Mas desde que assuma sua real formação/aptidão, ou que tenha alguma noção da importância da publicação de uma informação.

7 comentários :

  1. Ainda na procura de alguém que vê o lado positivo disso... Na comunicação não existe um lado certo ou errado.

    Eu vejo como uma ampliação à liberdade de informação e de expressão. Com o fácil acesso a informação, uma pessoa que não é jornalista pode colocar exatamente o que pensa (bom ou ruim) na internet.

    Outra coisa é que isso não mude muito a situação atual. Uma Redação que for contratar um funcionário vai levar como critério o curso de Jornalismo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que não haja certo ou errado.
    Mas me diga você: o que é positivo nisso?

    Você disse exatamente o que eu quis dizer.

    Isso não mudará tanto a situação atual. O mtb já não é mais exigido. A sua palavra é o que vale. Mas informação e COLABORAÇÃO, são coisas distintas.

    Então, vamos pedir de volta nosso dinheiro da faculdade? Porque agora não vejo mais motivo para ter gasto tanta grana e ter tanto stress para no final, qualquer pessoa ser jornalista.

    ResponderExcluir
  3. olha...eu acho que a real discussao aqui é o nivel em que se encontra o sistema de ensino para jornaismo [assim pra muitas outras areas]. tem gente que se formou conosco e nao sabe sequer escrever. posso dar nome aos bois e vacas, se quiser. mas, teoricamente, eles estariam mais capacitados a exercer a funçao so pq tem a nota fiscal comprovando que passaram 4 anos entregando trabalhos? desculpa, mas tava torcendo pra essa lei cair. que vençam os bons, tenham eles certificado ou não.

    ResponderExcluir
  4. Ok, ok.

    Juro que ainda estou tentando encontrar algo de muito positivo nisso. Mas talvez estejam exagerando. Pode ter muita gente sim...isso em qualquer profissão. O que não impede de ter algo que não faça o jornalismo virar bunda.

    ResponderExcluir
  5. já eh bunda je! hahahaha

    cabe a vc se desvincular disso.

    ResponderExcluir
  6. Pelo contrário. Eu confio e muito no meu taco. Corri atrás e estou conseguindo coisas.

    Minha insegurança sim, está no pé.Aliás...sumiu do mapa.

    COncordo que dei dinheiro ao reitor. COntestanto ou não as regras...TODOS NÓS DEMOS certo?

    ResponderExcluir
  7. sim, demos. mas eu nao me arrependo não. se fosse me arrepender seria pelas aulas de certos professores que tive que pagar mesmo achando que nao estavam qualificados, mas não pelo curso em si. o diploma ainda é um diferencial, jé. serio, gata. relaxa, pq nada mudou na pratica.

    ResponderExcluir

Comente sem moderação.